Praticas de bom atendimento

1. Atenda o telefone

Se você não está perto da telefone, selecione alguém para fazer isso. Em último caso, utilize o serviço de “call forward”, que automaticamente transfere as ligações de um telefone para outro. Ligações não atendidas podem ser oportunidades de vendas perdidas. Quem liga está sempre esperando falar com alguém, e não encontrar sempre uma mensagem gravada.

2. Não prometa o que não pode cumprir
Confiança é uma das chaves para a fidelização e um bom relacionamento com o cliente. Ele precisa saber que pode confiar no que você e sua empresa prometem. Isso envolve não só a qualidade do produto, mas prazos de entrega, formas de pagamento, etc.

3. Escute com atenção seus clientes
Não há nada mais frustrante que perceber que o seu interlocutor não estava prestando atenção ao que você dizia, certo? Pois isso se aplica também ao atendimento ao cliente. Deixe o cliente falar a vontade e mostre que você está ouvindo, fazendo comentários sobre o que é dito. Faça perguntas complementares e sugira soluções.

4. Saiba lidar com as reclamações
Ninguém gosta de ouvir reclamações, mas se você der atenção a quem reclama, certamente você tem muito mais chances de satisfazer o cliente descontente, e aumentar a possibilidade de que ele volte. Escute e tente solucionar o problema.

5. Seja prestativo – mesmo que não haja ganho imediato com isso
Quando você mostra vontade de ajudar, sem interesse em ganhar alguma coisa em troca imediatamente, é muito mais fácil conquistar as pessoas. Clientes tendem a voltar a estabelecimentos onde eles sentem que os vendedores não estão tentando agradar simplesmente para conseguir uma venda naquele momento, mas onde percebem que o bom atendimento é uma prática constante na empresa.

6. Treine seus funcionários para serem sempre prestativos, atenciosos e bem informados
Você mesmo pode fazer isso, ou contratar alguém com experiência em treinamento de pessoal. Fale com os vendedores regularmente sobre bom atendimento e o que isso significa. Tão importante quanto isso é sempre oferecer informação sobre produtos e serviços para que eles estejam sempre preparados para responder às perguntas dos clientes.

7. Vá um passo além
Se alguém entra em sua loja e pergunta se você pode ajudar a encontrar algo, não diga nunca “está logo ali”, e continue o que estava fazendo. Acompanhe o cliente até o local e enquanto isso vá conversando e perguntando sobre o que mais ele precisa. Se você quer atender bem, esse é o caminho.

8. Faça alguma coisa extra
Pode ser um cupom de desconto, informações adicionais dobfre o produto ou serviço, e como usá-lo, ou simplesmente sorrisos. Faça mais do que é esperado de você. Pequenos gestos como esses causam uma ótima impressão nos clientes e aumentam significativamente as chances de retorno.

« Voltar para Home


Localização:
Paralelo a Av. Sta. Catarina na Vila Mascote próximo ao aeroporto de Congonhas - Zona Sul - São Paulo/S.P (veja CONTATO)

© Gamboas Soluções em Informática Ltda. - Todos os direitos reservados